Cuidados na aplicação da tintura
Quando realizada corretamente, esse tipo de pintura suporta com maestria o fluxo constante de pessoas e maquinários pesados. Ao mesmo tempo, permite uma limpeza bastante simples do ambiente.
Mais do que a escolha do material e profissional, porém, é fundamental acertar nos materiais utilizados para a aplicação. Normalmente, o responsável pela obra precisa contar com rodo dentado para aplicação de autonivelantes, pincel ou trincha, compressor, pistola e/ou rolo fura bolha. Esse último, por exemplo, pode evitar a ocorrência de bolhas de ar na superfície, o que causaria imperfeições.
Após o uso dos utensílios, indica-se realizar sua limpeza por meio de redutor indicado pelo fabricante da tinta adquirida. Na maior parte dos casos, o fabricante sugere o uso do tíner.
Assim que seca, a tinta pode receber acabamento acetinado, fosco ou brilhante. Tudo depende do objetivo do consumidor e do espaço em que o produto foi aplicado. Dessa forma, é interessante conversar com um profissional. Com o seu auxílio, o usuário poderá definir mais acertadamente o tipo de finalização do piso.
Vantagens da tintura epóxi
Sem dúvida, a principal vantagem da tintura epóxi é a sua resistência, especialmente comparando-a com a tinta acrílica, comum. Uma pintura epóxi suporta muito mais impactos do que a segunda, além de ser menos danificada por estes impactos. Ao mesmo tempo, o produto tem grande resistência a altas temperaturas.
Também é possível citar a execução e secagem rápida do material. Afinal, apesar de requerer cuidados em sua aplicação, o produto não demanda muito após o seu adequado espalhamento.
Como cria uma superfície bastante lisa e nivelada, e tinta epóxi ainda garante certa facilidade de limpeza do espaço. Para a retirada de sujidades, basta utilizar água e detergente neutro. Não é indicado o uso de produtos abrasivos ou químicos. Isso porque, mesmo que a tintura tenha resistência contra eles, sofrerá desgaste mais rápido se os itens forem utilizados.
Ademais, podemos destacar a beleza da superfície tratada deste modo. A tintura deixa-a com um aspecto brilhante e colorido, com cores intensas e que agregam bastante ao quesito decoração do espaço.
Pintura epóxi versus Resina epóxi
Não é incomum que a pitura epóxi e a resina epóxi sejam confundidas. Afinal, os materiais possuem nome e composição muito semelhantes. Contudo, é fundamental diferenciá-las. Afinal, suas aplicações são indicadas para objetivos e espaços diferentes.
Diferentemente da tinta, por exemplo, a resina epóxi só pode ser utilizada como pavimento. O produto consiste em um plástico termofixo líquido que, assim que misturado com um agente catalisador, endurece.
Sua resistência é ainda maior do que a pintura, especialmente porque sua espessura no piso é também maior. Aplicadas até 6 demãos de tinta, como é normal, a superfície obtém novos 0,3 mm de espessura. Já no caso da resina, é possível alcançar até 5 mm. Isso uma vez que a aplicação do material inclui diversas camadas. São elas: o primer, selador, capa de regularização, resina e acabamento.
Dessa forma, a resina, se aplicada em um piso não nivelado, poderá nivelá-lo e torná-lo liso. A tinta, bem mais fina, não possui essa capacidade, e ainda deixaria transparecer as irregularidades da superfície.
O tempo de cura da resina epóxi é mais demorado. Seu preço também é mais alto, uma vez que o material é mais resistente e autonivelante. O produto pode ser aplicado em diferentes ambientes, de residências a indústrias.
Usos da tinta epóxi
Como citado ao longo do texto, o uso da tinta epóxi pode ser feito nos mais variados ambientes: em grandes extensões de piso industrial, em paredes e até em pavimentos residenciais e comerciais.
Azulejos cobertos pela pintura, por exemplo, ganham enorme facilidade de limpeza. Eles também se tornam mais atraentes, agregando à decoração do ambiente.
Esse tipo de pintura ainda é muito utilizado em quadras poliesportivas. Inclusive porque, graças às diversas cores disponíveis do produto, é possível fazer a demarcação das áreas da quadra. O material é igualmente comum em estacionamentos e em locais que requerem alta resistência do pavimento.