Polimento de piso

0

Fazer o polimento de um piso vai bem além do que garantir a beleza do pavimento. O método é uma técnica de manutenção da superfície, e permite que ela tenha maior durabilidade.

Além disso, a opção permite economia, já que, em vez de substituir o piso, é possível poli-lo e renová-lo. Imagine que o chão da sua sala é feito de granito, e você reparou o surgimento de uma rachadura bem no meio do cômodo. O polimento do pavimento vai garantir a reparação dessa rachadura, sem que seja necessário trocar todo o assoalho.

As etapas para o polimento de piso variam de acordo com o tipo de material do pavimento. Por isso, é fundamental contratar uma empresa especializada para a realização da manutenção. Do contrário, o resultado poderá não ser de uma superfície lisa e bonita, como o desejado.

Na hora da instalação do piso, aliás, é interessante avaliar a sua necessidade periódica de polimento e a sensação desejada em casa. Pisos frios, como o granito, mantém a casa fresca, enquanto os quentes, como a madeira, promovem aconchego. A definição do piso ideal também precisa levar em conta a intensidade do tráfego no ambiente, e a exposição ou não ao sol.

Apenas com a escolha adequada na instalação, o polimento e recuperação do pavimento poderão ser feitos. Inclusive no intervalo de tempo a ideal, que geralmente é de um ano.

Como fazer o polimento de piso?

Tal como citado, o modo de polimento de piso varia de acordo com o material com o qual a superfície é feita. Para o polimento do mármore e do granito, por exemplo, são quatro as etapas necessárias. Primeiro, o responsável pela manutenção faz a raspagem do pavimento, com a ajuda de uma lixa grossa.

Em seguida, é necessário fazer a reparação das rachaduras. A etapa é realizada por meio do uso de uma massa plástica, que preenche as frestas. Logo depois, é realizado o polimento em si, com o auxílio de pedras de grana fina. Essas pedras não arranham o plano, e deixam o piso bastante liso. Para a finalização do processo, o soalho é impermeabilizado. Além de deixá-lo brilhante, o material impermeabilizante protege o granito ou mármore contra manchas.

Mármore e granito são materiais bastante resistentes e atraentes, e por vezes são confundidos. Contudo, há uma série de diferenças entre os produtos. O mármore, por exemplo, é poroso, e não tem a melhor resistência a ácidos. Já o granito tem alta resistência a abrasivos, e apresenta menor absorção de água.

Já o polimento do porcelanato demanda um pouco mais de especialização do responsável pelo processo. Isso porque, a manutenção do material requer o uso de equipamentos e produtos adequados, com cautela para que o produto não seja danificado.

Finalmente, o polimento do concreto pode ser feito por meio de uma máquina apelidada como “helicóptero”. O processo é mais simples, e resulta em um pavimento brilhante e mais resistente a manchas. Especialmente se for utilizado produto impermeabilizante sobre a superfície. Após o polimento, o piso também se torna muito mais fácil de limpar.

Leave A Reply

Your email address will not be published.